Aleijadinho e o contexto urbano de Ouro Preto - O impacto das obras de Aleijadinho na composição do cenário barroco da antiga Vila Rica
No século XVIII, a cidade se transforma em um verdadeiro palco da arquitetura teatral barroca, no qual o espaço urbano torna-se o espetáculo – imóvel – e o transeunte, o próprio espectador, percorre os diversos e surpreendentes caminhos que parecem levá-lo, a qualquer momento, a um final surpreendente. A articulação espacial, que combina a arquitetura com a paisagem natural, sensibiliza o indivíduo que faz esse percurso e vivencia o contraste entre as grandes obras que representavam a riqueza e a exuberância da Igreja Católica e do poder absolutista.
Imagem 1 - Igreja de Nossa Senhora do Carmo em Ouro Preto com vista para o Pico do Itacolomy ao fundo
FONTE: <http://www.chocolate-fish.net/img_-561_lang_portuguese> Acesso em Novembro de 2014
|
Nesse contexto, as obras de Aleijadinho alcançam uma importância fundamental na composição do cenário urbano, sobretudo na antiga Vila Rica, onde o artista nasceu e deixou a maior parte de seu imponente legado artístico. Ouro Preto torna-se uma grande peça teatral barroca, dotada de curvas, movimentos e surpresas, na qual Aleijadinho, enquanto modelador dos grandes edifícios parece dirigir todo o espetáculo, definindo fluxos, circulação e a moldura da paisagem urbana.
As torres das igrejas que aparecem no alto dos morros, servem como orientação ao transeunte e o andar pela cidade é o que gera o movimento característico do barroco. Em contrapartida, é evidente a dicotomia entre o simples e o monumental, pois à medida que se caminha em busca das obras que aparecem no cume das montanhas, encontram-se casas simples e sem qualquer monumentalidade. Como consequência, o efeito psicológico que essa contraposição causa ao observador, gera a pluralidade de expectativas.
Imagem 2 - Caminho para a imponente Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias
FONTE: <http://www.oquesefaz.com/2011/06/29/uma-cidade-de-ouro/> Acesso em novembro de 2014
|
A partir do século XVIII, diminui-se o uso de ornamentos dentro das igrejas e passa-se a valorizar um tratamento exterior mais expressivo, no que tange à adaptação plástica do frontispício e da composição volumétrica. Partindo desse conceito, nota-se que, Aleijadinho, apesar de ter esculpido vários elementos no interior de alguns templos e no decorrer das vias, como chafarizes, passa a exercer um papel fundamental na composição urbanística.
O artista, assim, começa a idealizar uma maior articulação do exterior do edifício através da criação de um envoltório mais trabalhado, levando em consideração a implantação dos edifícios no alto dos morros, a qual serviria de referência urbanística ao transeunte.
Aleijadinho torna-se um escultor da própria estrutura urbana, inserindo componentes arquitetônicos definidores nesse cenário. Mais do que apresentar as obras arquitetônicas de Aleijadinho em Ouro Preto, a cidade é capaz de associá-las ao seu contexto, elevando a participação do artista à condição de urbanista, e não apenas como arquiteto e escultor, capaz de determinar a malha urbana e de ocasionar diversas sensações aos transeuntes, sendo estes espectadores e participantes do próprio cenário urbano.
Imagem 5 - Implantação da Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto e sua relação com o entorno paisagístico e urbano FONTE: <http://www.pbase.com/image/136276852> Acesso em novembro de 2014 |
DANGELO, André G. Dornelles, BRASILEIRO, Vanessa. O Aleijadinho arquiteto e outros ensaios sobre o tema. Belo Horizonte: Escola de Arquitetura da UFMG, 2008.
BAETA, Rodrigo Espinha. Ouro Preto cidade barroca. Brasil - Salvador, BA. 2003. Cadernos PPGAU, Semestral Ano1, n.1 p47-66, il.
Exatamente, Ouro Preto é um dos cenários artísticos mais exuberantes que já vi, não só pela característica marcante do Barroco, mas pela miscelânea de paisagens que a cidade nos proporciona: belas paisagens naturais que compõem a beleza histórica. Aleijadinho, que este ano completa 200 anos de sua morte, foi e ainda é um dos mais renomados nomes no que tange a construção do cenário visual de Ouro Preto. Além de esculpir as diversas obras nas igrejas, chafarizes, ele consolidou uma arte própria da cidade, como dito no texto: “elevando a participação do artista à condição de urbanista, e não apenas como arquiteto e escultor, capaz de determinar a malha urbana e de ocasionar diversas sensações aos transeuntes”. Concordo, o que mais atrai os turistas é essa peculiar característica barroca da cidade, e sim, cada detalhe serve como guia aos olhos de que passa pelas ladeiras daqui.
ResponderExcluirNathália de Oliveira Gomes
Exatamente, Ouro Preto é um dos cenários artísticos mais exuberantes que já vi, não só pela característica marcante do Barroco, mas pela miscelânea de paisagens que a cidade nos proporciona: belas paisagens naturais que compõem a beleza histórica. Aleijadinho, que este ano completa 200 anos de sua morte, foi e ainda é um dos mais renomados nomes no que tange a construção do cenário visual de Ouro Preto. Além de esculpir as diversas obras nas igrejas, chafarizes, ele consolidou uma arte própria da cidade, como dito no texto: “elevando a participação do artista à condição de urbanista, e não apenas como arquiteto e escultor, capaz de determinar a malha urbana e de ocasionar diversas sensações aos transeuntes”. Concordo, o que mais atrai os turistas é essa peculiar característica barroca da cidade, e sim, cada detalhe serve como guia aos olhos de que passa pelas ladeiras daqui.
ResponderExcluir